top of page

Resultados de Trinta Dias e um Ano aa Válvula Aórtica Transcateter Navitor em Pacientes de Baixo ou Intermediário Risco

  • Foto do escritor: SBHCI
    SBHCI
  • 22 de set.
  • 2 min de leitura

Titulo em Inglês: Thirty-Day And One-Year Outcomes Of Navitor Transcatheter Aortic Valve In Low- or Intermediate-Risk Patients Autor: Stephen G. Worthley Co-altores: Arturo Giordano, Nicola Corcione, Luis Nombela-Franco, Federico De Marco, Antony Walton, Francesco Bedogni, Helge Möllmann, Ole De Backer, Lionel Leroux, Ganesh Manoharan, Didier Tchétché, Maurizio Taramasso, Lihua Li, Hai-Chien Kuo, and Nicolas M. Van Mieghem Referência: J Am Coll Cardiol Intv. 2025 29 August 2025 Editor: Mauricio Felippi de Sá Marchi Introdução

A válvula aórtica transcateter Navitor é uma válvula intra-anular autoexpansível indicada para pacientes com estenose aórtica (EA) grave com risco cirúrgico alto ou extremo.


Objetivo

Avaliar a segurança e a eficácia da válvula Navitor em pacientes com EA grave com risco cirúrgico baixo ou intermediário.


Métodos

O VANTAGE é um estudo prospectivo, de braço único e multicêntrico. O desfecho primário de eficácia foi a regurgitação paravalvar (LPV) moderada ou maior em 30 dias; o desfecho primário de segurança foi mortalidade por todas as causas ou AVC/AVC fatal com incapacidade em 12 meses. Ambos os desfechos foram avaliados em relação a uma meta de desempenho (PG) quando os requisitos de tamanho da amostra foram atendidos. Os eventos clínicos e as avaliações de imagem foram avaliados por um comitê independente e um laboratório central, respectivamente.


Resultados

Um total de 434 pacientes (203 de baixo risco, 231 de risco intermediário) foram submetidos ao implante de Navitor entre julho de 2021 e novembro de 2024 em 36 locais na Europa, Austrália e Israel. Os escores médios do STS-PROM foram de 1,5% e 2,6% para os grupos de risco baixo e intermediário. O sucesso técnico foi de 97,0%, sem mortalidade processual. Em 30 dias, nenhum paciente apresentou LPV moderada ou maior (0%), significativamente abaixo do GP de 6,6% (p<0,0001). Nos primeiros 262 pacientes com seguimento de 12 meses concluídos, a taxa de mortalidade por todas as causas ou acidente vascular cerebral fatal/acidente vascular cerebral com incapacidade foi de 2,3%, também significativamente abaixo do GP de 11,3% (p<0,0001). O desempenho hemodinâmico sustentado (gradiente médio de 8,0 mmHg, área efetiva do orifício de 1,8 cm2) foi observado por 12 meses.


Conclusões

O Navitor demonstrou resultados favoráveis de segurança e desempenho em 12 meses, apoiando sua expansão para populações de baixo e médio risco.

Comentários


bottom of page